quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Adaptação - A Arte do Encanto e da Descoberta

Mariângela Volponi
  O início do ano é um tempo positivo, vibrante com novas e renovadas expectativas em todos os setores da Escola, que se preparam para receber alunos, professores, pais e aqueles que chegam pela primeira vez no CAMB, que farão parte da nossa estimada comunidade escolar.
  Para nós é como preparar e cuidar da terra com os nutrientes necessários, para acolher em terreno fértil  sementes lançadas durante o ano, para que  cresçam, deem flores e  bons frutos.
 Neste contexto propício e favorável é que a Adaptação dos alunos novos acontece, todos os anos, como um ritual de iniciação para uma nova experiência de crescimento pessoal e coletivo.
  Para a palavra Adaptação encontramos diferentes significados: harmonizar, adequar, acomodar, ajustar. Para nós do CAMB, é um momento singular e delicado: hora de receber os que chegam e precisam de segurança, de atenção e do conforto de um trabalho integrado e harmonioso.
  Sabemos que enfrentar o novo não é fácil em qualquer idade. Todavia, a superação deste momento é uma experiência gratificante que encoraja o enfrentamento de outros desafios que a vida, ora nos presenteia, ora nos impõe.
  Este processo, que é vivido muitas vezes em diversas situações e em diferentes  idades, tem suas  especificidades e ambiguidades naturais, em que o estranhamento e o fascínio frente ao desconhecido  se  entrelaçam.
  Como não estranhar o que é estranho? Como não sentir medo do desconhecido? Por outro lado, como não se encantar com um rosto a ser revelado? Com as novidades?  Com o surpreendente e instigante convite para decifrar o mistério do novo?
  Esta é a realidade dos tempos de Adaptação vivenciada pelos alunos, seus familiares e pela Escola nos diferentes Graus. Todos envolvidos em diversas matizes de emoções e sentimentos, progressivamente, abrem as portas para o conhecimento e para o estabelecimento da confiança imprescindíveis na  construção  de  vínculos que tornam a Escola um lugar de relacionamentos , descobertas e  aprendizagens efetivas.
  A equipe docente e a direção, com um olhar sensível e cuidadoso, aconchegam e estruturam o caminho para o período de Adaptação, que ao longo de nossos 32 anos de trabalho obteve o êxito esperado. É uma alegria ímpar quando os alunos entram pelos portões seguros, felizes e preparados para vivenciar a Escola como um centro de muitas e importantes aprendizagens e encontros, que os ajudarão a construir satisfatoriamente, sua trajetória escolar. 
Mariangela Volponi é Psicóloga, Educadora e
Orientadora da Educação Infantil do CAMB há 32 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário