segunda-feira, 4 de abril de 2011

Tema do Mês - Março de 2011

O que é Público e o que é Privado?
Jôse Moser


Entendo que público é o que pertence a muitos, privado é o que não é público, é particular. Parece simples, bem separado, distinto, entretanto, é cada vez mais comum nos depararmos com questões privadas nos espaços públicos.
Assuntos e confidências que só dizem respeito a cada um, no máximo a uma dupla ou a uma só família, são tornados públicos, discutidos sem reserva em sites de relacionamento com detalhes, com nomes, horários, locais, emoções e tudo que caracterizou a situação.
Fotos são postadas mostrando momentos de euforia, em poses pensadas ou não, documentando a presença em festas, viagens, encontros e assim, dividindo com muitos o que aconteceu na sua casa, no seu trabalho, na escola, e até o que aconteceu com o outro, amigo ou inimigo.
Tudo parece poder ser socializado, tornado público, sem censura.
Esta forma de comunicação mostra-se rápida e eficiente, no que diz respeito a mostrar para outros, conhecidos ou não, o que somos, o que fazemos e o que pensamos. É um bom meio para manter a todos informados, atualizados.
Cabe refletir se estas notícias, porém, são de fato interpretadas com os mesmos objetivos que foram divulgados. Não é raro vermos adolescentes chorando no dia seguinte da festa, pois suas fotos e atitudes da noite passada foram publicadas, mas interpretadas erroneamente, ou adultos terem que se explicar por terem revelado questões importantes de seu trabalho ou espaço social.
Ter amigos, ser lembrado por todos, ser convidado para muitas festas e eventos é algo valorizado nos dias de hoje. Esta expectativa parece ser geral, não sendo, assim, um comportamento exclusivo de adolescentes. A constatação que fica é de que a aprovação, de consentimento, por jovens e adultos é aprovado e compartilhado também pelo mundo adulto.
Cabe fazermos alguns comentários sobre estes comportamentos, pois por mais válido/verdadeiro que seja a vontade de sermos populares, devemos pensar em como queremos ser lembrados.
As mudanças e novidades fazem parte da vida de todos, mas está nos adultos a capacidade e a competência de prever o que determinadas atitudes provocam no meio social. Escolher como querem ser conhecidos e sobretudo ajudar aos filhos, desde a infância, a fazerem escolhas consequentes e valorizadas por eles, trazer a possibilidade de reflexão aos mais novos, menos experientes é uma missão educativa, importante para nós, adultos. E, sem dúvida, nossos exemplos contribuem para esclarecer o que acreditamos ser certo ou errado.
Dividir é bastante valorizado na nossa sociedade, mas socializar o que é íntimo é eternizar publicamente o que pertence estritamente a cada um. É mais do que uma simples mudança de atitude, é uma perigosa mudança de valores.
Público é o que é de muitos. Privado é o que é de cada um.
Jôse Moser é Psicóloga, Educadora e 
Diretora Pedagógica do CAMB há 32 anos

2 comentários:

  1. Muito bom! Deixem também claro o sentido de público e privado nesse caso, pois podem ter outros sentidos, como o de ser do governo ou não.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Nem sempre refletimos sobre a maneira como nossas atitudes podem ser fundamentais para a formação das novas gerações.
    Precisamos orientar as crianças, mas dar o exemplo é ainda mais importante!

    ResponderExcluir